terça-feira, 14 de setembro de 2010

NÃO SEJA DESTRUIDO POR FALTA DE CONHECIMENTO...

A BIBLIA FALA QUE O POVO DE DEUS SE PERDE , É DESTRUIDO OU PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO OU ENTENDIMENTO.

Segundo o dicionário "Novo Aurélio", ignorância significa: 1. Condição de quem não é instruído. 2. Falta de saber; ausência de conhecimentos. 3. Estado de quem ignora ou desconhece alguma coisa, não tem conhecimento dela. De todos esses sentidos, o que é usado na maioria quase absoluta de todas as vezes que a palavra aparece na Bíblia é no sentido de expressar o estado de alguém que desconhece alguma coisa. No Pentateuco a referência é em relação a lei dos pecados cometidos por ignorância. Eram esses, como o próprio nome diz, pecados cometidos por qualquer pessoa faltando-lhe o conhecimento que o que fez era contra os mandamentos da lei: "Quando alguma pessoa cometer uma transgressão , e pecar por ignorância nas coisas sagradas do Senhor , então trará ao Senhor por expiação , um carneiro sem mancha do rebanho , conforme à tua estimação em siclos de prata , segundo o siclo do santuário , para expiação da culpa". (Lv 5.15) No Novo Testamento a palavra é usada quase sempre para descrever a condição que o homem está quando não conhece a Jesus Cristo ou quando se refere ao que o homem fazia e ao estilo de vida que este tinha quando não conhecia a Jesus Cristo, como quando diz: "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância , anuncia agora a todos os homens , e em todo o lugar , que se arrependam ;"(At 17.30). Outras passagens reforçam esse mesmo sentido (At 3.17; Ef 4.18; I Pe 1.14). A Bíblia em poucos casos usa, não a palavra "ignorância", mas uma outra forma, "ignorante", para se referir a algum povo ou pessoas que carecem de todo tipo de conhecimento. Paulo mesmo disse que era devedor tanto a sábios como a ignorantes (Rm 1.14). Finalmente, a Bíblia deixa bem claro que Deus não quer que o homem fique na ignorância, ou sem conhecimento. Mas que ele possa conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor (Os 6.3), que ele cresça na graça e no conhecimento de Jesus Cristo (II Pe 3.18). Deus ainda exortando diz que pela falta de conhecimento (ou pela ignorância) o seu povo foi destruído (Os 4.6). Paulo escreveu por duas vezes inspirado pelo Espírito Santo dizendo que não queria que a Igreja fosse ignorante (I Co 12.1; I Ts 4.13). Uma vez ele se referia aos dons espirituais, na outra era em relação aos que dormem. É importante notar, que a palavra "ignorância" com o sentido de grosseria, que é tão popular no idioma português atual, não aparece nenhuma vez na Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário