terça-feira, 14 de setembro de 2010

O Reino Milenar de Jesus Cristo na Terra ... após a Grande Tribulação

O Milênio 
E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho do leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará”.   Is 11.6   

ü No milênio a Terra e a Criação estarão restauradas.
ü Quando Cristo voltar a terra (Ap 1.7; Zc 14.4), Ele trará contigo os santos revestidos de corpos gloriosos, pessoas essas que morreram em Cristo desde o tempo de Abel (1 Ts Jd 14.15). Esses estarão com Cristo na Administração dos reinos e governos da terra (Ap 11.15).
ü O povo do milênio a ser governado por Cristo consistirá dos que permanecerem fiéis a Ele durante a tribulação e até a sua vinda; e dos que nascerem durante o milênio.



q  O Milênio.
“E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho do leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e seus filhos juntos se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar”.   Is 11.6-9  ([1])

·   A terra será purificada para o Milênio.
ü A era messiânica será caracterizada pela ausência de inimizade, crueldade e hostilidade, simbolizada aqui pela paz entre os animais.
ü O Messias trará paz a terra e transformará os homens e a natureza como o fruto último da redenção (Is 35.9; Is 65.20-25; Ez 34.25-29).
ü A terra  se encherá de retidão e manifestará a glória de Deus, com grande regozijo do seu povo.

“O deserto e os lugares secos se alegrarão com isso; e o ermo exultará e florescerá como a rosa. Abundantemente florescerá e também regurgitará de alegria e exultará; a glória do Líbano se lhe deu, bem  como a excelência do Carmelo e de Sarom; eles verão a glória do SENHOR, a excelência do nosso Deus”.          Is 35.1-2

“Todo vale será exaltado, e todo monte e todo outeiro serão abatidos; e o que está torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará”. Is 40.4


·   A Morte no Reino Milenar.
ü A morte existirá no reino milenar, mas a duração da vida humana será muito mais longa do que agora. Uma pessoa de cem anos de idade será considerada jovem, e morrer antes dessa idade será considerado uma maldição. ([2])


“ Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o jovem morrerá de cem anos, mas o pecador de cem anos será amaldiçoado”.   Is 65.20




·   A forma de governo.

ü A terra será regida, não por monarquia, nem por democracia, nem por autocracia, mas sim por uma TEOCRACI,       isto é, o próprio Deus regerá o mundo na pessoa do seu Filho, o Senhor Jesus Cristo (Lc 1.32,33; Dn 7.13,14). ([3])

“Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que não será destruído”. Dn 7.13,14  

·   A sede do governo.

ü A capital do mundo não será nem Washington, nem Londres, nem Tóquio ou Paris, mas sim Jerusalém, a desprezada cidade de tantas vezes pisada pelos exércitos invasores.
ü Essa cidade será totalmente restaurada, vindo a realizar-se a visão do salmista que disse: “Grande é o Senhor e mui digno de louvor na cidade do nosso Deus, no seu santo monte. Formoso de sítio e alegria de toda a terra é o monte Sião, sobre os lados do norte, a cidade do grande Rei. Deus é conhecido nos seus palácios por um alto refúgio” (Sl 48,1-3).

·   A duração do reino será de mil anos.

ü Este reino de Cristo por mil anos é, às vezes, chamado "o milênio", termo de origem latina que significa "mil anos".
“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles da quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão”. Ap 20.4-7


[1] Bíblia de Estudo Pentecostal – Revista e Corrigida,  Edição 1995. 
[2] Bíblia de Estudo Pentecostal – Revista e Corrigida,  Edição 1995. 
[3] O Plano Divino – N. Lawrence Olson  - Ed. CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário