quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O SIGNIFICADO DA OBEDIÊNCIA BIBLICA

OBEDIENCIA BIBLICA – GREGO


PARA DEUS E SALVAÇÃO - E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem; Hebreus 5:9

PARA O DIABO E CONDENAÇÃO - Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Efésios 2:2 / Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Colossenses 3:6

OBEDIÊNCIA:hupakoe (grego) de hupo, “sob”, e akouo, “ouvir”. A palavra significa ouvir com atenção, escutar com submissão, assentimento e concordância, codescendentes. É usada em relação a obediência aos mandamentos de Deus e para a obediência de Cristo o.be.di.ên.ciasf (lat oboedientia)1 Ato ou efeito de obedecer.2 Submissão à autoridade legítima; sujeição.3 Disposição para obedecer;

Obediência gera renovação e avivamento. “Atos 1:12 – voltaram para Jerusalém...”

“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” Lucas 24:49

“Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;” II Coríntios 10:5

A palavra obediência no grego significa: Ouvir com atenção, escutar com submissão.

Os discípulos poderiam ir para qualquer outro lugar, afinal de contas, Jesus subiu aos céus, e Ele já não estava mais entre eles.

Contextualizando:

Às vezes conosco é assim: Parece que Jesus só está presente no templo, então no nosso dia a dia, fazemos o que bem entendemos. Não digo isto com relação somente ao pecado carnal, mas principalmente quanto ao pecado da indiferença com o reino dos céus. Vivemos como cidadãos comuns, esquecendo-nos que temos um compromisso para com Deus e o seu reino.

Se quisermos renovação e avivamento cristão, precisamos ser obedientes e submissos.

Obediência, em grego, é υπακοή
Etimologias: Obedecer com dependência e sujeição. “adaptar-se a alguém ou a alguma coisa”.

"Como sempre obedecestes": Entendam o valor da obediência. A palavra grega traduzida por "obedecestes" (hupakouo), significa literalmente "atender à porta", ou "obedecer, como resultado de ouvir". Ou seja, submeter-se ao que se ouviu. Foi o que aconteceu com Lídia ao ouvir a pregação de Paulo. Ela atendeu ao apelo do Evangelho, converteu-se, foi batizada e passou a servir a Paulo e seus companheiros. O mesmo aconteceu com o carcereiro de Filipos. Eles atenderam à Palavra.

A palavra "obediência" (hypakouo) é usada em muitos outros versos do Novo Testamento, como em "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor" (Efésios 6:1) e "Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores" (Colossenses 3:22).

Um comentário:

  1. Obediência é um principio fundamental no reino de Deus,todos os seres que Deus criou não cumpriram este principio,os anjos e os homens desobedeceram, só Jesus obedeceu desde principio ao fim e pela sua obediência seu nome esta acima de todo nome foi exaltado e honrado, Deus honra aos que o honram, então podemos concluir que a obediência é o principio fundamental para ter um relacionamento perfeito com Deus

    ResponderExcluir